Sexta, 22 Novembro 2019 15:21

Prefeitura de Nova Marilândia e Selo Unicef Local realizam 1º fórum do Jovem Eleitor

Nova Marilândia sediou neste dia 21 de novembro, o 1º fórum do Jovem Eleitor, o evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Marilândia e do selo UNICEF local, com a organização do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA.

O fórum foi realizado sob duas temáticas, sendo elas “A importância da Juventude no Processo Eleitoral” e a “Participação da Mulher na Política e Empoderamento Feminino”.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal o Sr. Manoel Fernandes, a Secretária de Administração Sra. Marta Waiandt, a Secretária Municipal de educação Sra. Vanice Téssele, os vereadores municipais Adriano Dailfior, Ruth Leal, Jefferson Souto e Delvito Pereira, e ainda como palestrante a Sra. Marina Barroso - Técnica Judiciária do Cartório da 17ª zona eleitoral do TRE/MT.

O objetivo do evento foi a conscientização dos adolescentes sobre a importância do título de eleitor para o exercício da sua cidadania, bem como o papel da mulher como liderança inserida nas políticas municipais, o evento contou com momentos de atenção nas informações que eram divulgadas, momentos de questionamento por parte dos adolescentes e também professores presentes.

Além da palestra da técnica judiciária, também houve uma troca de experiências, onde o público pode ouvir os relatos da Sra. Marta Waiandt e da Sra. Vanice Téssele e ainda contou com as informações do articulador do selo UNICEF de nova Marilândia, Sr. Jhon kleiton, que na oportunidade fez um alerta sobre os indicadores de qualidade do município, principalmente no que se trata dos adolescentes cadastrados no TRE/MT, onde apenas 23% de jovens com idade entre 16 e 17 anos possuem o título de eleitor; por fim, a mobilizadora de adolescentes do município pode explanar sobre os desafios aos quais o nuca precisa cumprir.

No evento os presentes ouviram a garantia por parte do município em apoiar e encaminhar os jovens ao cartório eleitoral para que possam obter seu documento e assim, poder exercer sua cidadania com maior efetividade.

Confira as Fotos do Evento!

Fonte: Jhon Kleiton – Selo UNICEF Nova Marilândia