Segunda, 09 Dezembro 2019 14:30

Escola Estadual Muralha Miranda Passos realiza Projeto Multidisciplinar ''É Bem Mato-Grosso''

Os Professores do período vespertino da Escola Estadual Prof Muralha de Miranda Passos, realizaram a culminância do projeto multidisciplinar ''É Bem Mato Grosso''  nesta última sexta feira, 06/12, toda a gestão escolar, professores, profissionais e alunos estiveram envolvidos.

O objetivo deste projeto foi fazer com que a sociedade conheça e valorize a história de Mato Grosso, oferecendo aos alunos e profissionais a oportunidade de compartilhar, resgatar a cultura estadual, apresentaras riquezas da culinária, fauna, flora, instigar o senso de pesquisa no aluno, desenvolver a multidisciplinaridade e integração entre família e escola, bem como, incentivar trabalhos em grupo, descobrindo talentos e conscientizando para os valores que envolvem o indivíduo na vida.

E trazendo para a parte educativa o foco do projeto foi levar os alunos a pesquisarem sobre a historia e geografia de Mato Grosso, valorizar a arte, literatura, culinária produzida em nosso Estado, despertar o interesse em conhecer a música, dança e instrumentos regionais além de provocar uma reflexão no sentido cultural em cada indivíduo.

''Partindo do pressuposto de que cada povo tem a responsabilidade de defender seu país, sua cultura seu patrimônio histórico e artístico, valorizando e protegendo para as futuras gerações, bem como dar continuidade a sua história, torna –se importante o papel e função da escola em divulgar e trabalhar no âmbito escolar também a cultura estadual, pois a cultura mato-grossense é pouco conhecida pelos nossos alunos que muitas vezes só tem contato pela televisão ou de ouvir falar sobre. Observa –se que muitas vezes essa cultura é desvalorizada, desconhecida e caracterizada como foi feia “ a dança” por exemplo. Pensando nisso e na divulgação dessa cultura tão rica e diversificada é que esse projeto foi elaborado, para envolver todos os aspectos histórico, cultural e artístico e ao mesmo tempo incentivar o desenvolvimento das habilidades e competências no processo ensino-aprendizagem dos nossos educandos.'' explicou a Diretora da Escola, Srta. Geandra Almeida Rodrigues Favalessa.

Uma tarde repleta de expressões culturais Matogrossenses.

As apresentações tiveram início com a professora Rosélia Aparecida, que fez um breve relato histórico de nosso Estado; Os alunos do 8º A apresentaram um teatro intitulado “ Uma viagem para o Mato Grosso”; A aluna Maria Luiza do 7º B contou um pouco da vida e obra de autores Mato-Grossense estudados em sala; A aluna Vivian Maria Ferreira, declamou o poema VIII Eduardo Mahon; já a aluna Kemily Oliveira, recitou o poema ''Fantasia'' de Eduardo Mahon;

A dança, o ritmo, a música são únicas do mato-grossense, pois aqui nós temos o siriri, o cururu, o rasqueado, o lambadão entre outros ritmos e através desta variedade ritmica os alunos da turma do 6º ano juntamente com a profª. Juliana Cristina realizaram uma belíssima apresentação de dança cultural; uma característica peculiar que nos diferencia de outros estados e que é motivo de estudo, é o nosso linguajar e para retratar o nosso jeito de falar os alunos do 9º apresentaram o teatro “Família: Prato Especial” que abordou o dialeto de nosso rico estado e finalizando as apresentações os profissionais da educação da Escola apresentaram uma típica dança ao público, o famoso Siriri.

Após as apresentações os stands foram liberados para visitação, onde os alunos, pais e convidados puderam apreciar e conferir os trabalhos confeccionados.

Ficou exposto para apreciação os Livros de Poesia produzidos pelos alunos do 7 B nas aulas de Português com a Profª Margarida, as pinturas desenvolvidas pelos alunos da professora Suzana L. Brugnoli e o stand de comidas típicas, doces e salgadas, que ficou sob as competentes mãos das professoras, Rosana fereira de Souza Vasconcelos, Iolanda Nogueira de Sales, Welika Christiane Corrêa e Caroline Quadros.

Confira as fotos do evento.