Segunda, 16 Agosto 2021 08:13

9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – NOVA MARILÂNDIA/MT

(0 votos)

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Nova Marilândia, promoveu nessa última terça feira, 10/08 a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Um dos principais objetivos do evento é fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar seguimento a seu centro de atuação, os usuários. Pretendendo assim, debater o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.

A IX Conferência contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o prefeito de Nova Marilândia, Jefferson Souto; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maria Aparecida; a secretária municipal de Assistência Social, Amanda Chulz; o vice presidente do CMAS, Geovanio Francisco da Silva Reis e demais autoridades.

Nesta edição, a palestra magna foi conduzida pela Assistente social de Denise, Viviane Pereira da Silva, que discorreu sobre o tema da conferência.

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.