PREFEITURA INFORME NEWS: Notícias das Secretarias, Prefeito e Vice, Obras, Ações, Reuniões, dentre outras...

Quarta, 08 Agosto 2018 13:35

Projeto Rua de Recreio tem se tornado sucesso em Nova Marilândia, resgatando as raízes culturais entre crianças e adolescentes

Esse projeto é desenvolvido pela Orientação Técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Nova Marilândia, através da Secretaria de Assistência Social do município, com apoio da prefeitura municipal. O Rua de Recreio prima por envolver os participantes em atividades que fortalece os VÍNCULOS das crianças e Adolescentes entre si, com o ambiente em que convive, com a família, com a comunidade por meio da valorização da cultura esporte lazer etc.

A Rua de Recreio foi planejada mediante uma conversa entre a Coordenadora do CRAS e a Educadora Física Ana Paula que já desenvolvia em seu trabalho anterior projeto semelhante.

O Projeto Rua de Recreio tem como objetivo geral é proporcionar as crianças relacionamentos, comunicação, interação entre si com outros e com brincadeiras organizadas, resgate de cultura, brincadeiras e conscientização para valores que compõem vida com qualidade, onde os pais também são convidados à participar, para estimular o estreitamento de laços afetivos.

Este projeto tornou-se uma ótima oportunidade para trabalhar com as crianças e Adolescentes a criatividade, o movimento, valores como respeito mútuo, senso de cuidado com o espaço de uso comum, (rua, bairro) prevenção de doenças, entre outros. Deixar por um tempo os celulares TV. e brinquedos eletrônicos, além de promover autonomia.

O maior desafio é planejar algo prazeroso e que atenda às expectativas das crianças e adolescentes. As atividades tem também a missão de resgatar brincadeiras culturais e folclóricas como: amarelinha, pular corda, jogos da velha, cantiga de Roda, gincanas, bola de Gude, mágico, 5 Marias, pião, pé de para, estilingue, ioiô, malabares, bambolê, peteca, bola, entre outras além de uma oficina para confecção de brinquedos de sucata.

A Rua de Recreio será realizada uma vez ao mês em cada bairro, ao final é sempre distribuído lanche e sorteio de 3 presentes educativos. A equipe geralmente é formada por, orientadores sociais, educador físico, técnicos de regência do SCFV, profissionais da Secretaria de Assistência Social e CRAS.

Além da prefeitura municipal, este projeto tem como parceiros também a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e as Igrejas, e a Secretaria de Assistência Social além de contribuir no desenvolvimento adquire os materiais necessários e lanches.