GWS Icone Hoario Expediente Prefeituradas 07:00h as 13:00h 

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo)
Notícias (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo)

Notícias (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo) (20)

Nos dias 07 e 08 de fevereiro, o programa União Faz a Vida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou a habilitação e a capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Marilândia, para desenvolverem o projeto junto aos aunos neste novo ano que iniciou. Na sexta feira, 7/2, a assessora pedagógica do Programa União faz a Vida no Estado de Mato Grosso, Jussara Cristina Mayer Ceron, habilitou os professores que decidiram aderir ao programa e no sábado, 8/2, pela manhã, realizou uma oficina com os educadores que já fazem parte da iniciativa, com o tema: Propósitos, Ações e Conexões para a concretização de um ano extraordinário. O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. O trabalho é desenvolvido em 369 Municípios e já contribui para a educação de mais de 284 mil alunos em 1.908 escolas*, a metodologia ensinada aos professores busca tornar os alunos protagonistas do conhecimento por meio de atividades exploratórias e do desenvolvimento de projetos educacionais coletivos, “Seja no meio ambiente, na saúde ou na própria educação” destacou a Secretária de Educação Vanice Terezinha Tessele.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Nova Marilândia, vem realizando ao longo da semana diversos encontros e capacitações para seus servidores. E nesta última quarta-feira, 5/2, os Professores e os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), puderam participar de um dia de capacitação, com a Neuropsicopedagoga Clínica, Srta Magda F. de Andrade, que abordou os seguintes temas: - Contribuições da Neuropsicopedagogia a Educação Inclusiva. - Conhecendo o Autismo e suas relações com a Aprendizagem. Um dia de muita aprendizagem e troca de experiências, o evento foi realizado na Escola Municipal Criança Esperança, das 7:30h as 11:30h - 13:30h as 17:30h.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou nesta última segunda feira, 3/2, uma bela recepção com café da manhã para os servidores da pasta. Na ocasião, estiveram presentes, o Prefeito Juvenal Alexandre, a Primeira Dama e Secretária de Administração, Marta Regina, a Secretária de Educação, Vanice Tessele, os vereadores, Delvito Pereira e Ruth Leal, além da equipe técnica de referência da Prefeitura, sendo eles, o contador, o controlador e equipe jurídica. Uma Manhã de informações e alinhamentos.
A prefeitura Municipal de Nova Marilândia, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou neste último sábado, 14/12, a Formatura dos Pequeninos da Creche Municipal Tia Eliza. Uma linda festa para nossos pequeninos e seus familiares.Estiveram presentes, o prefeito Juvenal Alexandre, a primeira Dama e Secretária de Administração, Marta Regina, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Vanice Tessele, o presidente da câmara de Vereadores, Manoel Fernandes, os Vereadores, Adriano Dalfior, Delvito Pereira, Donizete Martins, Fábio Soares, Ruth Leal e Jefferson Souto, também marcou presença o presidente do Conselho Municipal de Educação, o Sr. Antônio Neto, as professoras e ADI`s que compõem a estrutura educacional da Creche, além dos convidados que vieram prestigiar este momento mágico na vida de suas crianças.Confira as fotos do evento.
Os Professores do período vespertino da Escola Estadual Prof Muralha de Miranda Passos, realizaram a culminância do projeto multidisciplinar ''É Bem Mato Grosso''  nesta última sexta feira, 06/12, toda a gestão escolar, professores, profissionais e alunos estiveram envolvidos. O objetivo deste projeto foi fazer com que a sociedade conheça e valorize a história de Mato Grosso, oferecendo aos alunos e profissionais a oportunidade de compartilhar, resgatar a cultura estadual, apresentaras riquezas da culinária, fauna, flora, instigar o senso de pesquisa no aluno, desenvolver a multidisciplinaridade e integração entre família e escola, bem como, incentivar trabalhos em grupo, descobrindo talentos e conscientizando para os valores que envolvem o indivíduo na vida.E trazendo para a parte educativa o foco do projeto foi levar os alunos a pesquisarem sobre a historia e geografia de Mato Grosso, valorizar a arte, literatura, culinária produzida em nosso Estado, despertar o interesse em conhecer a música, dança e instrumentos regionais além de provocar uma reflexão no sentido cultural em cada indivíduo. ''Partindo do pressuposto de que cada povo tem a responsabilidade de defender seu país, sua cultura seu patrimônio histórico e artístico, valorizando e protegendo para as futuras gerações, bem como dar continuidade a sua história, torna –se importante o papel e função da escola em divulgar e trabalhar no âmbito escolar também a cultura estadual, pois a cultura mato-grossense é pouco conhecida pelos nossos alunos que muitas vezes só tem contato pela televisão ou de ouvir falar sobre. Observa –se que muitas vezes essa cultura é desvalorizada, desconhecida e caracterizada como foi feia “ a dança” por exemplo. Pensando nisso e na divulgação dessa cultura tão rica e diversificada é que esse projeto foi elaborado, para envolver todos os aspectos histórico, cultural e artístico e ao mesmo tempo incentivar o desenvolvimento das habilidades e competências no processo…
Nova Marilândia sediou neste dia 21 de novembro, o 1º fórum do Jovem Eleitor, o evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Marilândia e do selo UNICEF local, com a organização do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA. O fórum foi realizado sob duas temáticas, sendo elas “A importância da Juventude no Processo Eleitoral” e a “Participação da Mulher na Política e Empoderamento Feminino”. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal o Sr. Manoel Fernandes, a Secretária de Administração Sra. Marta Waiandt, a Secretária Municipal de educação Sra. Vanice Téssele, os vereadores municipais Adriano Dailfior, Ruth Leal, Jefferson Souto e Delvito Pereira, e ainda como palestrante a Sra. Marina Barroso - Técnica Judiciária do Cartório da 17ª zona eleitoral do TRE/MT. O objetivo do evento foi a conscientização dos adolescentes sobre a importância do título de eleitor para o exercício da sua cidadania, bem como o papel da mulher como liderança inserida nas políticas municipais, o evento contou com momentos de atenção nas informações que eram divulgadas, momentos de questionamento por parte dos adolescentes e também professores presentes. Além da palestra da técnica judiciária, também houve uma troca de experiências, onde o público pode ouvir os relatos da Sra. Marta Waiandt e da Sra. Vanice Téssele e ainda contou com as informações do articulador do selo UNICEF de nova Marilândia, Sr. Jhon kleiton, que na oportunidade fez um alerta sobre os indicadores de qualidade do município, principalmente no que se trata dos adolescentes cadastrados no TRE/MT, onde apenas 23% de jovens com idade entre 16 e 17 anos possuem o título de eleitor; por fim, a mobilizadora de adolescentes do município pode explanar sobre os desafios aos quais o nuca precisa cumprir. No evento os presentes ouviram a garantia por parte do município em apoiar e encaminhar…
No dia 24/10/2019, Nova Marilândia foi sede da Assembléia Geral Extraordinária da Associação de Turismo da Região Circuito das Águas, na ocasião fomos os anfitriões dos representante dos municipíos que fazem parte da associação.Foram realizadas reuniões, atividades, visitas técnicas e no fechamento do evento, uma palestra com o Sr. Valdizar Andrade, cujo tema relacionado foi o "impacto do turismo na economia local'', tivemos participação da população civil e comerciantes de diversos setores.''Devemos ter em mente a importância do turismo e os impactos que podem causar na economia local, o turismo no Brasil é um setor crescente e fundamental para a economia de várias regiões do pais, gerando emprego e renda, além de proporcionar lazer'' frisou o chefe responsável pelo setor de Turismo, Sr. Manoel Vinícios Fernandes da SilvaVinícios também ressaltou que este é apenas o início de uma longa jornada que nosso município irá percorrer, ''É uma semente que está sendo plantada em nosso municipío, que muito em breve estará colhendo bons frutos.Nova Marilândia tem um grande potêncial para o setor, devemos trabalhar em prol, para tornar esse potêncial em atrativos, uma das primeiras estratégias é a sensibilização da população e despertar novos empreendedores em nosso municipío, trazendo ofícinas e cursos voltado para o setor''.O chefe da pasta assegurou que o Prefeito Juvenal Alexandre junto com a Primeira Dama Marta Regina e a Secretaria Vanice, estão empenhado nesse projeto e que darão dedicação total para que os frutos sejam colhidos muito em Breve.No total são 12 municipíos que integram a ATURCIRA - IGR.Fonte: Ascom Turismo N. Marilândia
A Prefeitura Municipal de Nova Marilândia, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou entre os dias 10 e 12 de Outubro, no Centro de Eventos de Nova Marilândia, a 4ª edição do festival de música “Canta Marilândia”. Cantando e encantando o público presente e os jurados, os 60 cantores inscritos e divididos entre as categorias, infanto-juvenil, gospel e sertanejo, mostraram todo seu talento nestes 3 dias de competição. Segundo a organização cerca de 3 mil pessoas puderam conferir os artistas que abrilhantaram o festival durante os dias de festa. “A Secretaria oferece a oportunidade para aqueles que cantam mostrarem o seu talento em um projeto, que também faz parte da programação de festividades do município, foram 3 dias de pura emoção e muita festa, pois artistas de mais de 15 cidades participaram da disputa; o festival já se tornou referência no Mato-Grosso e está caminhando a passos largos para se tornar referência no Brasil; Assim como esperado, com o crescimento do evento, tivemos a honra de receber os diversos participantes que viajam o Brasil mostrando todo seu talento em festivais e programas de televisão, como Raul Gil, The Voice Kids, Tv Aparecida, entre outros.” ressaltou o Chefe do Departamento de Cultura, Jackson Douglas Andrade Ribeiro. Na quinta feira, 10/10, tivemos a abertura e as apresentações das categorias infanto-juvenil e gospel, já sexta-feira, 11/10, foi a a vez dos candidatos inscritos na categoria sertanejo se apresentarem e concorrerem a uma vaga na final; após a competição, o público pode cantar e dançar ao som da dupla Karol e Karoline; e no sábado, 12/10, foi realizado a grande final das 3 categorias e logo na sequência o enorme público acompanhou de perto o super show da Banda Savana, encerrando em grande estilo este lindo festival. O 4° Canta Marilândia teve como…
Demonstração de amor e respeito ao país durante Ato Cívico em Nova MarilândiaDando continuidade as ações da Semana da Pátria - evento que antecede o grande dia da Independência do Brasil ,7 de Setembro - a Prefeitura de Nova Marilândia, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e apoio das demais secretarias, realizou na tarde desta última quinta feira, 05/09, um Ato Cívico, resgatando uma tradição importante para nossa nação, o evento ocorreu na Praça Rui Barbosa. Abrilhantando o momento, as escolas e secretarias colocaram na rua os seus pelotões, caracterizados e organizados, cada um apresentando uma temática importante, trazendo um momento de reflexão a todo o público, que acompanhava com atenção a esta linda manifestação civismo. Esteve presente no desfile os pelotões de Porta-bandeiras, Grupo de Amigo da 3° idade, Escola Estadual 1° de Maio, Escola Estadual Muralha, Escola Municipal Criança Esperança, Secretaria de Saúde, Creche Tia Eliza, Fanfarra de Arenápolis, Meio Ambiente, Setembro Amarelo, Esportes, Capoeira, Selo Unicef, O Brasil que Eu Quero. Civismo nas escolas Muito se fala, no Brasil, da falta de civismo das crianças e jovens. Isso se deve, em parte, pela educação nas escolas não estar voltada para esse fim.Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de se executar o hino nacional nas escolas (públicas ou privadas) tinha como objetivo maior, fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria. Depois da redemocratização do país, em 1985, esse costume entrou em desuso e as escolas deixaram o hábito.Visando mudar essa desvalorização cívica e motivar os alunos a ter mais paixão pelo país, as escolas de Nova Marilândia, em sintonia com a Lei nº 12.031/09, realiza, semanalmente, o momento cívico com a execução do Hino Nacional do…
A última segunda feira, 26/08, foi de alegria na Creche Municipal Tia Eliza, pois os pequeninos participaram de uma palestra realizada pelos policiais, Cabo da Polícia Militar, Wilson e Soldado PM Geovani Santos, em comemoração ao dia do soldado, celebrado no domingo, 25/8, além disso foram realizadas atividades em sala, como a confecção de lembrancinhas para marcar esta data tão especial para o nosso povo. Muita alegria e várias brincadeiras com aprendizagem, marcaram a homenagem à essas pessoas que contribuem muito para a nossa nação. No Brasil, aos 25 dias do mês de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.Atualizada: 27/08/2019Confira as fotos do evento
Página 1 de 2

GWS LogoMarca Prefeitura N MarilandiaAvenida Tiradentes, 211N - Centro, Nova Marilândia - MT, CEP: 78.415-000
Fone: (065) 3352-1135 - CNPj: 37.464.989/0001-02

Prefeitura de Nova Marilândia