Segunda, 17 Junho 2019 14:10

Democracia e Saúde: Tema da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Marilândia

DSC07496A Prefeitura Municipal de Nova Marilândia, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, realizou nesta última quarta-feira (12/06), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Democracia e Saúde’’. O evento foi realizado no auditório da câmara de vereadores, no período das 7h às 11h e das 13h às 16h.

A conferência contou com a presença do Prefeito Juvenal Alexandre, da Primeira Dama, Marta Regina, do Secretário de Saúde, Luiz Fernando, da Secretária de Educação, Esporte e Turismo, Vanisse Tessele, da Secretária de Assistência Social, Mariluce Maffa, da Coordenadora do CRAS Girassol, Maria Aparecida Fernandes Picalho, do vereador Donizete Martins, Moradores, representantes das, Pastorais, Igrejas, e Servidores da saúde.

Vale lembrar que é nos espaços das conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o sistema, para fortalecê-lo.

Estes momentos são pensados para incitar a comunidade a participar, tanto na formulação dos programas, como ajudar a elaborar estratégias e pensar nas atuais leis, além de colaborar na construção de novas, pois os temas e as propostas levantadas são levadas às instancias maiores, para reformulação, em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).DSC07537

A cada nova conferência tem sido observado um aumento importante da participação da sociedade civil, fenômeno que garante a definição de políticas de saúde cada vez mais democráticas.

As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem, tem extrema relevância pública e deve ser considerado nas tomadas de decisões, pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos, estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.