Segunda, 13 Mai 2019 10:49

Prefeitura de Nova Marilândia entrega van zero km e novos equipamentos para Saúde

O prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre, juntamente com o Vice-prefeito Ademar Soave, realizaram na tarde da última terça-feira (07/5) a entrega da Van Fiat Ducato, 0km, para secretaria de saúde, além do automóvel, também foram entregues, os novos equipamentos que irão compor o portfólio da saúde do município, durante a reunião estiveram presentes, o secretário de saúde, Luiz Fernando, a secretária de Ação Social, Mariluce Maffa, a coordenadora do CRAS Girassol, Maria Aparecida Fernandes Picalho, o vereador Delvito Pereira, e demais servidores da administração.

capa saude“Esta van é fruto de uma economia da administração Juvenal, ela custou o valor de R$ 163 mil reais, foi adquirida totalmente com recurso próprio, era uma necessidade que nós tínhamos na saúde, agora nós temos um carro de 07 lugares e um carro com 22 lugares, e a nova van que conta com 16 lugares, o novo automóvel é totalmente climatizado, com vidros e travas elétricas, bancos reclináveis, além de outros dispositivos, o carro será utilizado no transporte de pacientes que necessitam de tratamento, consultas e/ou exames fora do Município. ’’ Explica o secretário de Saúde, Luiz Fernando.

WhatsApp Image 2019 05 08 at 16.39.02Entre os novos equipamentos temos o Turbilhão, ele vai para a fisioterapia, tem o objetivo de melhorar a coordenação motora, ativar a circulação sanguínea, equilibrar as funções do sistema cardiorrespiratório, melhorar o movimento das articulações e a resistência dos músculos, aumentar a consciência corporal, relaxar a musculatura além de contribuir para o alívio de dores ou desconfortos, desde que não possuam contraindicações para aplicação de termo terapia, o equipamento foi adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar do Sr. Nilson Leitão, na época, deputado federal.

WhatsApp Image 2019 05 08 at 16.39.02 1Adquirido com recurso estadual, o novo equipamento que irá compor o portfólio da pasta, é o dermatoscópio; Quando o médico verifica manchas, verrugas, ou alguma anormalidade na pele, utiliza este sistema, que consegue visualizar, fotografar e enviar automaticamente para os médicos dermatologistas do telesaúde, onde eles irão avaliar, fazer o laudo e enviar o resultado junto com o possível tratamento.

WhatsApp Image 2019 05 08 at 16.39.03O próximo equipamento é o eletroencefalograma (EEG), tem a função de analisar a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade. Está indicado quando há suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos, por exemplo a epilepsia ou suspeita clínica dessa doença, no caso de pacientes com alteração da consciência, avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas, este equipamento funciona da mesma forma que o anterior, ele capta os dados e envia para o médico do telesaúde, neste caso o neurologista, que irá avaliar, laudar e enviar o resultado e os possíveis tratamentos a serem trabalhados no paciente.

O município está se tornando referência em saúde no estado do Mato Grosso, contanto com exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassonografia, cardiotopografia, eletroencefalograma, dermatoscopia e em breve contará também com o equipamento de raio x.

confira as fotos