Segunda, 11 Mai 2020 10:45

Secretarias Municipais de Nova Marilândia e Polícia Militar realizam visitas educativas e orientativas aos comércios de nossa região.

A Prefeitura Municipal de Nova Marilândia, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Polícia Militar, realizaram durante esta semana, visitas educativas e orientativas aos comércios de nossa região, para explanar sobre a Lei Nº 11110 DE 22/04/2020, regulamentada pelo Decreto Estadual 465/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados como medida preventiva contra a disseminação do Coronavírus (Covid-19).

O grupo percorreu o município promovendo abordagens educativas e orientativas sobre as vantagens pessoais e para a comunidade acerca do uso de máscara de proteção facial, além da necessidade de placas informativas e disponibilização do álcool em locais de fácil acesso.

Vale ressaltar que o proprietário de cada comércio deve orientar constantemente seus consumidores e colaboradores para o uso do equipamento de proteção facial e barrar a entrada de pessoas sem o acessório, explicando sobre a lei e onde conseguir a máscara, pois desde a última terça feira, 5/5, os estabelecimentos que descumprirem a determinação serão multados em R$ 80, por pessoa sem máscara.

A Secretária de Assistência Social, Mariluce Mafa, explica que a equipe está realizando inspeções de forma orientativa, preventiva e educativa. “Nosso trabalho é para que a população se conscientize sobre a importância do uso das máscaras, evitando as aglomerações e mantendo a higienização das mãos com água e sabão ou com o álcool 70%, como medida de prevenção dos riscos de disseminação do vírus em nossa cidade, além de informar-los sobre a distribuição de máscaras que está ocorrendo no prédio da Assistência e já aproveitamos as visitas e doamos máscaras a todos que encontramos sem”.

O comandante do Núcleo da Polícia Militar de Nova Marilândia, o Sargento Pereira explanou sobre a necessidade em seguirmos o decreto e agradeceu a ação colaborativa, “A ação ocorreu em cumprimento do Decreto Estadual, seguindo as orientações da Polícia Militar-MT, a ação teve como foco as visitas aos estabelecimentos públicos e privados da região, onde na ocasião, realizamos notificações orientativas, explicando sobre a necessidade do comprimento do decreto estadual, do uso de máscaras, higienização das mãos, das máscaras, do distanciamento físico e necessidade de evitar aglomerações, assim combatendo a proliferação do vírus covid-19. A Polícia Militar agradece o empenho e colaboração de todos, pois juntos podemos mais”.

“A Secretaria Municipal de Saúde, visa neste momento crítico em que estamos passando, trabalhar ao máximo a prevenção de possíveis casos do covid-19 em nossa região. Vale ressaltar a extrema importância do uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações. Contamos com o apoio e conscientização de todo.” ressaltou, Adrielle Caldeira dos Santos, Secretária Adjunta de Saúde de Nova Marilândia.