Terça, 03 Julho 2018 09:32

Secretaria de Educação de Nova Marilândia realiza a compra de equipamento de proteção para funcionários

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Para poder garantir a segurança dos funcionários que trabalham na cozinha das escolas, a Secretaria e Educação de Nova Marilândia realizou a compra dos EPIs para seus funcionários.

“Hoje em nossa rede municipal de ensino, temos muito cuidado com alimentação de nossos alunos, e para isso hoje contamos com uma nutricionista, que trouxe mais qualidade na alimentação. Além disso, estamos sempre preocupados não só com os nossos alunos, mas também com nossos funcionários. É nosso dever proporcionar a eles um ambiente de trabalho seguro, livre de possíveis acidentes de trabalho, e devido à isso buscamos cumprir o que manda o ministério do trabalho, implantando a uniformização e também a utilização dos equipamentos de segurança, para que eles possam trabalhar seguros e que nós da gestão tenhamos mais tranquilidade em saber que nossos funcionários estão trabalhando em um ambiente saudável”, informou Josemar Favalessa, secretário de educação do município de Nova Marilândia.

EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.