Quarta, 30 Mai 2018 16:12

Prefeitura de Nova Marilândia, promove a 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na creche Tia Eliza

Neste último dia 28 de maio, a prefeitura municipal de Nova Marilândia, através da secretaria de educação promoveu a 2ª Jornada de educação Alimentar e Nutricional que se realizou na creche Tia Eliza com as crianças entre três a cinco anos.

Este é um projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e que a secretaria de educação está desenvolvendo com os alunos da rede municipal, com o apoio da nutricionista Caroline Mendes de Souza, professores da educação infantil, produtores da agricultura familiar, entre outros.

O objetivo deste projeto é incentivar a promoção de uma nutrição saudável nas escolas, e ao longo deste ano muitos outros temas relacionados à alimentação de qualidade serão abordados e desenvolvidos com estes alunos.

Para incentivar os alunos e os ajudarem a assimilar a importância de se nutrir de folhas verdes, a nutricionista, juntamente com os professores da creche Tia Eliza, realizaram uma aula diferenciada, levando os alunos até a horta para que eles pudessem conferir como é a produção da alface, e de que maneira é cultivada, trazendo aos pequeninos muitos detalhes sobre o cultivo desta hortaliça e despertando neles o interesse em consumi-lo.

“Realizamos hoje esta primeira atividade com as crianças da creche, e ao longo deste ano muitos outros temas serão abordados com estes alunos, mas hoje, fizemos com as crianças uma visita na horta, para mostrar a elas como é produzida a alface que eles comem na merenda, declarou a nutricionista Caroline Mendes.

Após a visita das crianças à horta, a alface foi inserida no cardápio da creche para que as crianças pudessem assimilar na prática tudo o que haviam aprendido na visita ao agricultor familiar, “É muito interessante, porque crianças que não gostavam da alface, devido há nunca ter experimentados ou que já haviam consumido e não gostaram, passaram a gostar a partir do momento em que eles viram como é a produção, e conheceram que são as pessoas que a produzem, e isso é de extrema importância, pois estimula os pequeninos a se alimentarem melhor”, completou a nutricionista.

“Este projeto de educação alimentar é muito importante para desenvolver cada criança e estimulá-las a consumir estas hortaliças, fazer com que esta aula pratica possa refletir não só dentro do ambiente escolar, mas também dentro de seus lares. Nós adultos aprendemos muito com as crianças, e assim, desta forma, levando-os até a horta e fazendo com que eles aprendam como é produzida a hortaliça e a importância de consumi-la, eles poderão talvez começar a corrigir até mesmo os hábitos alimentares dentro de suas casas. Nós da secretaria de educação apoiamos sempre todo e qualquer profissional que deseja fazer a diferença na vida e na educação de nossos alunos, por isso, quero parabenizar a nutricionista Caroline e todos os professores envolvidos nesta ação”, declarou Josemar Favalessa, secretário de educação de Nova Marilândia.