Terça, 22 Mai 2018 14:57

Nova Marilândia realiza dia D de vacinação contra a influenza.

A campanha de vacinação contra a influenza (Gripe, H1N1, H3N2), iniciou em todo o Brasil no fim do mês de Abril, e desde então as vacinas têm sido distribuídas nas unidades básicas (UBS) de saúde de todo o país, realizando a imunização de todo o grupo prioritário.

Em Nova Marilândia o dia D de vacinação se realizou no dia 12 de maio nas UBSs do município, atingindo grande parte do grupo prioritário, neste dia foram vacinadas 156 pessoas dentro deste grupo, porém antes mesmo do dia da D da campanha o sistema municipal de saúde já estava realizando a imunização nas pessoas que pertenciam ao grupo de risco, até o momento 550 pessoas no município foram imunizadas sendo que a meta do município até o fim da campanha é de imunizar cerca de 730 pessoas dentro do grupo prioritário.

Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina da gripe em 2018. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.