Terça, 08 Maio 2018 10:53

Nova Marilândia adere o Selo UNICEF pelos Direitos da Infância e Adolescência e já inicia as etapas para a conquista-lo.

A Prefeitura municipal de Nova Marilândia realizou no dia 25 de Abril nas dependências da Câmara Municipal a 2ª reunião para tratar do Selo Unicef. Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participante em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Ao participar do Selo UNICEF, o município de Nova Marilândia assume então o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. O município também se compromete a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Para isso acontecer, a prefeitura de Nova Marilândia e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizaram pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.

O UNICEF promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, conselheiros de direitos e adolescentes, visando contribuir com a qualificação de sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento, avaliação, protagonismo juvenil e controle social de políticas públicas intersetoriais, por meio de ferramentas de gestão por resultados e com enfoque em equidade. O UNICEF também monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes, certificando os municípios que conseguem avanços reais nessa relevante agenda.

“A UNICEF é uma entidade comprometida com os avanços do mundo e principalmente da melhoria da qualidade de vida da criança e do adolescente e nós estamos abraçando esta causa, porque no dia-a-dia vemos a desestruturação familiar, onde nos vemos na obrigação de fazer um trabalho de resgate a estes adolescentes para que tenhamos no futuro uma sociedade muito melhor em nosso município e quem sabe no nosso país”, declarou Juvenal Alexandre, prefeito de Nova Marilândia.