Terça, 08 Mai 2018 10:51

Secretaria de Assistência Social de Nova Marilândia promove workshop através do Acessuas.

Nos dias 26 e 27 do mês de abril a Secretaria de Assistência Social da cidade de Nova Marilândia promoveu o workshop Life Coaching (Treinamento para avida) através do Acessuas aos seus usuários.

O workshop aconteceu na tarde destes dois dias na sede as Secretaria de Assistência Social do município trazendo inúmeras reflexões sobre relacionamentos interpessoais, mudanças necessárias, crenças limitantes entre outros. O Coaching Augusto Almeida trouxe de uma forma dinâmica técnicas de PNL (Programação Neuro Linguística), que permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre os mesmos e se é preciso ressignificá-los.

Esse aspecto é que influenciou o surgimento do nome “programação”, pois esse conhecimento sugere que a partir das nossas histórias, experiências, valores, somos programados a ter determinadas crenças e modelos mentais que impactam diretamente o nosso comportamento. Da mesma forma, que a partir de técnicas de PNL e ferramentas podemos “reprogramar” a nossa estrutura interna com foco nos resultados que queremos alcançar.

“A proposta para Nova Marilândia junto à Secretaria de Assistência Social e o programa Acessuas foi trabalhar o tema Life Coaching (Treinamento para a Vida), então quando se fala neste tema, você olha não só para os problemas profissionais mas também pessoais, e eu como coaching facilitador em constelação familiar, vejo que ambas andam lado a lado e muitas vezes a pessoa não consegue caminhar profissionalmente porque não sabe lidar com situações dentro de sua própria casa. E a ideia destas duas tarde de workshop foi trabalhar a questão familiar, onde honrando e respeitando e olhando a família, mas buscando ações efetivas para mudar principalmente padrões comportamentais”, declarou o Coaching Augusto Almeida.

“Ao longo da nossa vida, nós acarretamos, traumas, medos e muita ansiedade, nossos dias são corridos e em algumas vezes estressantes, e devido a isso deixamos de olhar para nós mesmos, e também de nos questionar sobre quem verdadeiramente somos. Não estando bem como pessoas, como indivíduo jamais conseguiremos dar tudo de nós no âmbito profissional, o tema deste workshop é de extrema importância para que possamos nos voltar para o nosso interior e corrigir dentro de nosso ser aquilo que ver5dadeiramente nos impede de progredir, seja no aspecto pessoal, intelectual e até mesmo no aspecto profissional”, disse Mariluce Mafa, secretária de Assistência Social de Nova Marilândia.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.