Quinta, 30 Novembro 2017 09:14

Atleta de Nova Marilândia ganha medalha de ouro em Campeonato Nacional de Judô.

Atleta de Nova Marilândia ganha medalha de ouro em Campeonato Nacional de Judô.

Da Assessoria.

No último dia 18 de novembro aconteceu na cidade de Bom Jesus do Itabapoana no estado do Rio de Janeiro o Campeonato Nacional de Judô, foi a primeira vez que a cidadezinha do interior do Rio sediou um evento grandioso como este.

Atletas de todo o país participaram deste campeonato, ao todo foram 16 estados a participar do evento, a delegação do estado de Mato Grosso estava sendo representado pelos judocas Carlos Pereira da cidade de Diamantino, Janderson Pinheiro – Nova Marilândia, Lougas Lésley Ramos – Santo Afonso, Marcos Paulo Pereira – Cuiabá, Augusto Sérgio – Cuiabá, e também o vice-presidente da Liga Matogrosesse de Judô (LIJUPAM) Giuliano Vanni Martins – Nova Marilândia.

Dentro de uma disputa tão acirrada entre estes 16 estados, Mato Grosso conquistou o oitavo lugar no ranking de melhores posições com apenas seis atletas. Jandeson Pinheiro de apenas 22 anos é judoca a cerca de oito, e conquistou a medalha de ouro e o seu tricampeonato na categoria sênior de judô.

Janderson iniciou sua carreira no judô aos 14 anos, no projeto social Sandokan na cidade de Nova Marilândia, que visa ensinar o esporte a crianças, jovens e também adultos, onde desde então vem se destacando, orientado por seu sensei Giuliano Vanni Martins, também medalhista neste campeonato.

O projeto Sandokan que fez de Janderson tricampeão brasileiro de judô foi muito importante em sua formação como atleta, e também como cidadão, transformando completamente sua vida e seu comportamento devido a complexa exigência disciplinar que a prática esportiva requer, além de Janderson cerca de 150 alunos também são beneficiados com o projeto.

Para chegarem ao campeonato Janderson e seu sensei Giuliano, participaram de diversos campeonatos, regionais e também estaduais onde conseguiram a pontuação necessária para poderem participar da etapa nacional.

“O projeto de judô, não ensina um aluno em específico, ele ensina a todos de um modo geral, mas há aqueles alunos que abraçam aquilo que recebem e levam com uma seriedade muito grande, e o Janderson é um exemplo disso. Iniciou comigo aos 14 anos de idade, atualmente está com 22, e trilhou um caminho no judô que está fazendo por merecer tudo o que vem conquistando! Hoje o Janderson é tricampeão brasileiro. Já foi campeão brasileiro em Maracajú –MS, foi campeão em Brasília –DF e agora em Bom Jesus do Itabapoana –RJ, então tivemos uma grande crescente desde que iniciamos o projeto”, declarou o sensei do pojeto social da cidade de Nova Marilândia Giuliano Vanni.

Para Janderson, ganhar a medalha de ouro neste campeonato foi uma grande surpresa, mas também imensa alegria, “este foi um dos campeonatos mais difíceis que eu participei, e fico muito feliz por esta conquista, por estar representando o meu estado e a minha cidade que é Nova Marilândia, principalmente em mostrar que somos de uma cidadezinha de interior, mas que recebemos nela todo apoio necessário para que pudéssemos nos destacar neste esporte”, disse o tricampeão.

“Hoje me sinto realizado, em saber faço parte do time de campeões no judô e me emociono ao me recordar que quando iniciei no esporte era ainda muito jovem e não era um adolescente fácil de lidar, mas o projeto Sandokan mudou a minha vida, e hoje me orgulho do que me tornei, não só eu como toda a minha família”, concluiu Janderson.

Giuliano Martins, sensei de Janderson foi a pessoa que acompanhou toda a sua trajetória no judô, e viu em seu aluno grandes potenciais, que estimulados da maneira correta resultaram na grande mudança de vida de Janderson, “O Janderson quando iniciou o judô era um adolescente complicado, mas após o início do esporte ele mudou significativamente, abraçou a causa e levou para a sua vida todos os ensinamentos que lhe passei, e para mim é gratificante”, destacou Giuliano.

O sensei Vanni também participou do Campeonato Nacional de Judô, conquistando a medalha de prata na categoria máster II, ele havia cerca de dez anos sem competir e já garantiu o segundo lugar em sua categoria.

Giuliano iniciou no judô com apenas cinco anos de idade, atualmente é professor de educação física e sensei no Projeto Sandokan em Nova Marilândia que já completam 10 anos, faz também parte Liga Matogrosensse de Judô Portal da Amazônia (LIJUPAM).

Para Giuliano, é muito satisfatório ver seus alunos se destacando no esporte, “para mim é muito gratificante, eu me vejo neste alunos, pois antes de ser um professor de educação física, ser sensei de judô, eu fui um atleta de judô ainda quando criança, então hoje, chegar neste patamar de estar colocando para os meus alunos esta experiência que passei durante tantos anos, é certamente muito gratificante, e no caso do Janderson a situação está caminhando tão bem que hoje ele também está formando em educação física, já consegui encaixar ele para dar aulas de judô na cidade de Nortelândia, então para mim enquanto professor de uma aluno de projeto, ver ele se destacando e desempenhando tão bem com tanta responsabilidade, que fez com que eu o avaliasse e assumisse por ele, e colocá-lo como professor, é maravilhoso!

Após a conquista da medalha de ouro na categoria sênior e a medalha prata na categoria máster II no Campeonato Nacional de Judô, Janderson e Giuliano se preparam para participar dos próximos campeonatos.